Biógrafos


Biografia de Lafayette de Andrada




Lafayette Andrada tem 45 anos, é casado com Luciana Pires Amaral de Andrada e é pai de Lafayette Bonifácio Amaral de Andrada, de 16 anos, e Doorgal Lafayette Amaral de Andrada, de cinco. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina). É Secretário de Estado da Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e é secretário-geral do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Minas Gerais. Ele foi Técnico do Ibama; membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; superintendente de Assuntos Municipais do Governo Aécio Neves (2005/06); secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena, no Campo das Vertentes; vereador em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Lavras, no Sul de Minas.

Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador. “Em situações de conflito, ele sempre chama as partes envolvidas para conversar. Gosta de ouvir o que têm a dizer antes de se posicionar”.


Biografia de Allex Milagre



        ALLEX ASSIS MILAGRE nasceu 21 de abril (Dia de Tiradentes) de 1971 em Conselheiro Lafaiete. Jornalista, historiador e genealogista, foi membro efetivo fundador da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (cadeira nº 17 - patrono Mons. José Sebastião Moreira); sócio adjunto do Colégio Brasileiro de Genealogia (RJ) e sócio correspondente do Instituto Histórico de Niterói (RJ) e da Academia de Letras de São João del Rei.


       Escreveu artigos para diversos jornais de Lafaiete e região, sobre história e cultura em geral. No jornal Panorama Cultural, manteve, na década de 1990, a coluna “Genealogia Mineira”, em que publicou o estudo de famílias queluzenses.


        Publicou os opúsculos: 

  • “A Sociedade São Vicente de Paulo – de Queluz de Minas a Conselheiro Lafaiete” (1995); 
  • “Os 250 Anos do Bispado de Mariana” (1996);
  • “Queluz de Minas ou Conselheiro Lafaiete?” (1998); 
  • Padre José Duarte de Souza Albuquerque, 1899-1999” (2001);
  • “Ad Patres” (2002) 
  • “Lafayette Rodrigues Pereira – um ilustre queluzense” (Lesma Editores).(2009)

      Poeta bissexto, tem trabalhos publicados nas antologias: “Poetas Queluzianos e Lafaietenses” (1991); “Agenda Santo Antônio de Queluz” (1992); “Lafaiete em Prosa e Verso”.


   Participou, ainda, das publicações “Caminhos do Cerrado” (RIBEIRO, José Américo; BRANDÃO, Eduardo Carvalho; BRANDÃO, Olímpio Garcia Belo Horizonte, Saitec, 2005), com o trabalho “Os Pereira Brandão”; e “Centelhas de Nazaré” (LIBÂNIO, Cleonice – Consórcio Mineiro de Comunicação, 2005), com o memorial “Os cem anos do Colégio Nossa Senhora de Nazaré”.


Allex Milagre morreu precocemente em novembro de 2009, aos 37 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário